Pintomeira

Nasce em Deocriste, Viana do Castelo (1946). Pintomeira é um artista plástico e ensaísta. Em 1965, desiste da Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), hoje Faculdade de Arquitetura (FAUP), e da sua formação nessa área, optando por uma carreira nas Artes Plásticas (Pintura), embora o Cinema tenha sido, desde cedo, a sua primeira orientação. Entre 1967 e 1972, encontra-se em Lisboa. Frequenta um atelier coletivo, na Mouraria, e convive com Mario Cesariny, Cruzeiro Seixas, Raul Perez, os escritores Luis Pacheco e Natália Correia e outros artistas do movimento surrealista.

Em fins de 1972, considerando, ainda, uma formação em Cinema (realização), parte para Paris, com a finalidade de frequentar o IDHEC (Institut des Hautes Études Cinématographiques). Gorada essa oportunidade e após uma curta permanência na capital francesa, parte para Amesterdão, capital dos Países Baixos, onde fixa residência e onde permanece durante 27 anos.  Entre 1977 e 1980, Pintomeira frequenta o Instituto CREA Amsterdam (Cultureel Studentencentrum van de Universiteit van Amsterdam), onde estuda Pintura. Em 1999, deixa Amesterdão e regressa a Portugal, onde dá continuidade ao seu trabalho criativo. Na sua já longa carreira, foram criados cerca de novecentos trabalhos, abarcando 18 temas diferenciados, em múltiplas técnicas e disciplinas, mormente pintura, fotografia, arte digital, ilustração e arte pública.

Centenas de trabalhos fazem parte de coleções privadas, coleções públicas e institucionais, espalhadas por diversos países da UE, Inglaterra, EuA, Canadá, Israel, Brasil e Japão. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diversos catálogos e livros, destacando “Pintomeira . Pintura . Fotografia”, 2016, uma edição de 500 páginas, de capa dura, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, englobando toda a sua obra produzida entre 1966 e 1916. Como ensaísta, Pintomeira tem escritos publicados, relacionados com a sua área de atividade.

 
COMPRAR OS LIVROS DO AUTOR EM PORTUGAL
COMPRAR OS LIVROS DO AUTOR EM PORTUGAL NO BRASIL
 
Anterior
Anterior

Aguinaldo Filipe de Morais

Próximo
Próximo

Amélia Carlos Cazalma