Ernesto Martins Vaz Ribeiro
Ernesto Martins Vaz Ribeiro nasceu em Fevereiro de 1949 na cidade do Porto, tendo vivido de uma forma intensa a sua juventude na década de 1960, época de grandes modificações sociais que o lançaram na compreensão do pensamento e actividade do Homem ao longo dos tempos.
É engenheiro, autor e investigador em áreas técnicas e na história da cidade do Porto.
Logo após terminar o seu curso de Engenharia, iniciou uma carreira académica como assistente nas Universidades de Coimbra e do Minho, durante seis anos, o que lhe permitiu solidificar conhecimentos técnicos e desenvolver competências pedagógicas.
A sua carreira tomou posteriormente um rumo diferente, optando pela vertente industrial a que chama “o lado humano da Ciência”, num percurso de trabalho que durou mais de 45 anos. Trabalhou na Gestão Industrial em dois grandes Grupos Internacionais até 2020, destacando-se como especialista nas áreas da Qualidade, Ambiente e Melhoria Contínua, sempre ligado ao sector automóvel, a que associava a carreira de Formador.
Elaborou inúmeros documentos técnicos, muitos dos quais, ainda hoje, são utilizados nas empresas onde trabalhou e foi consultor, nomeado pelo Grupo, para prestar assistência às suas empresas espalhadas pela Europa (Espanha, França, Inglaterra, República Checa, Alemanha, Eslováquia e Rússia), África (Marrocos), Ásia (China e Turquia), América do Norte (Estados Unidos e México) e América do Sul (Brasil). Ainda hoje, em Portugal, continua a apoiar empresas do ramo automóvel nos domínios da sua especialidade.
Paralelamente a esta actividade profissional, Ernesto M. Vaz Ribeiro sempre manteve um interesse profundo pela História e pelo Património Cultural da cidade do Porto, produzindo mais de uma dezena de ensaios publicados em revistas de Educação.
É ainda autor de cinco livros, dois já publicados, dois em publicação e um em preparação, reflectindo a sua obra, os aspectos do património portuense, desde a sua fundação até ao seu desenvolvimento arquitectónico e cultural.
Para além da escrita, partilha o seu conhecimento com a comunidade através de inúmeras visitas guiadas e circuitos culturais que desenhou, com o objectivo dar a conhecer a história do Porto, destacando não apenas os eventos marcantes, mas também as pequenas histórias que moldaram a identidade da cidade.
Num percurso evidenciando uma dedicação contínua à formação, técnica e cultural, Ernesto Martins Vaz Ribeiro assume a paixão pela valência no campo da investigação histórica, com o objectivo do enriquecimento cultural da sua cidade e do país, partilhando conhecimentos e preservando a história do Porto para as futuras gerações.