Maria Cristina Faria, José Pereirinha Ramalho, Ana Clara Nunes & Ana Isabel Fernandes

Maria Cristina Faria

Maria Cristina Campos de Sousa Faria, psicóloga, professora do ensino superior desde 1988, é Professora Coordenadora do Departamento de Educação e Ciências Sociais e Comportamento, área científica da Psicologia, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, Beja, Portugal. Licenciada em Psicologia (Psicologia Clínica; 1986); Mestre em Ciências da Educação (Psicologia da Educação; 1993) e Doutor em Psicologia (Psicologia da Saúde; 2000), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Realizou um Pós-Doutoramento em Psicologia, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (6/07/2018). É Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) desde 2012 e Especialista em Psicologia da Educação (17/07/2016), Psicologia Clínica e da Saúde (25/07/2016) e Psicogerontologia (29/09/2019), pela OPP. Tem desenvolvido investigação, publicações (livros, capítulos, artigos nacionais e internacionais) e orientação de dissertações e coordenação de mestrados em Psicologia, Psicogerontologia, Gerontologia Social e Comunitária, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo. Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicopedagógico do IPBeja (2000-2006). Coordenadora do Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo (ODEA- IPBeja) e do Centro de Investigação e Apoio ao Envelhecimento Ativo (CIAEA-IPBeja) e organizadora de eventos científicos de educação, psicologia, gerontologia e saúde. Desenvolveu / coordenou / colaborou em projetos de investigação e eventos da área da Psicologia da Saúde, da Psicologia da Educação, da Psicogerontologia e Gerontologia. Investigadora no Projeto 4IE (0445_4IE_4_P) Instituto de investigação e inovação do envelhecimento. Universidade de Évora. INTERREG / INTERREG V-A. Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP). Foi Membro de Centros de Investigação (Da Linha de Investigação “Saúde e Bem-Estar em Contextos Educacionais e Profissionais” do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, da Universidade de Coimbra, Da Linha de Investigação “Saúde e Bem-Estar em Contextos Educacionais e Profissionais” do Centro Universitário de Investigação em Psicologia da UALG, Do CIEO – Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações Universidade do Algarve). É Membro Integrado do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) da Universidade do Algarve (2020)

 

 

 

 

José Pereirinha Ramalho

José Pereirinha Ramalho é licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Mestre em Ciências da Educação – área de especialização em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Doutor em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação, onde exerce atividade como docente desde 1988, lecionando diversas disciplinas da área científica da psicologia ao nível da Formação inicial, da Formação em Serviço e dos cursos de Mestrado entre outros. Orientou diversos trabalhos de investigação, incluindo dissertações de mestrado no âmbito dos mestrados em Psicogerontologia, Gerontologia Social e Comunitária, Ciências da Educação, Educação Especial e Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo. Tem participado em diversos projetos de investigação e elaborado publicações na área da Psicologia e da Educação. Nos últimos anos tem investigado e publicado sobretudo na área da Psicologia do Desenvolvimento e do Envelhecimento. Integrou a comissão científica e organizadora de vários eventos, dos quais se destacam os Seminários Ibéricos de Psicogerontologia que têm sido realizados anualmente no Instituto Politécnico de Beja. Tem desempenhado vários cargos entre os quais se destaca o de Presidente do Conselho Científico da ESEB e de Diretor da Área Departamental das Ciências da Educação do IPBeja. É Membro da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária e do Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo do Instituto Politécnico de Beja, ODEA – IPBEJA.

 

Ana Clara Nunes

 

Concluiu Doutoramento em Desenvolvimento e Intervenção Psicológica pela Universidade de Extremadura, Espanha, em 2015, e Mestrado em Bioética pela Universidade de Lisboa, em 2007. No ano de 2010 obtém o Título Especialista do Ensino Superior Politécnico (DL nº 206/2009 de 31 de agosto) na área de enfermagem. É especialista em Saúde Mental Comunitária, pelo ISPA e é titular de Master em Gerontologia Social Aplicada pela Universidade Virtual de Barcelona. É enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária desde 2012, sendo enfermeira desde 1987, com experiência na área da prestação de cuidados em contexto hospitalar. Iniciou atividade na área da docência em 2002, sendo desde 2010 professora adjunta no IPBeja. Autora de várias publicações científicas e de comunicações em congressos nacionais e internacionais. Atua nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Sociais, com ênfase na saúde comunitária, saúde mental e envelhecimento. Integra a Rede de Ciência e Tecnologia do Alentejo e o Observatório das dinâmicas do Envelhecimento do Alentejo do Instituto politécnico de Beja e é Membro da Comissão Técnico-Científica e Pedagógica do Curso de Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária. Investigadora no Projeto 4IE (0445_4IE_4_P) Instituto de investigação e inovação do envelhecimento. Universidade de Évora. INTERREG / INTERREG V-A. Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP). Membro da NURSE’IN – Unidade de Investigação em Enfermagem do Sul e Açores [UIESA].

 

Ana Isabel Fernandes

 

Ana Isabel Lapa Fernandes é Professora Adjunta do Departamento de Educação, Ciências Sociais e do Comportamento da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, Beja, Portugal. Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Beja (2000), Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social / Universidade Lusíada de Lisboa (2007) e Doutora em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2013). Exerce funções no Ensino Superior desde 2002. É coordenadora do curso de licenciatura em Serviço Social do Instituto Politécnico de Beja, vice- coordenadora do Núcleo Distrital de Beja da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal) e responsável pela linha de Intervenção e Serviço Social do Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento do IPBeja. Integra como colaboradora o Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa e o Centro de Investigação e Apoio ao Envelhecimento Ativo do Instituto Politécnico de Beja. Entre os temas de investigação privilegiados destacam-se: envelhecimento e pessoas idosas, pobreza subjetiva e existencial, desigualdades sociais e direitos humanos, sobre os quais tem desenvolvido a publicação de artigos científicos e a orientação de dissertações de mestrado.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.