Maria Cristina Campos de Sousa Faria

Maria Cristina Campos de Sousa Faria, psicóloga, professora do ensino superior desde 1988, é Professora Coordenadora do Departamento de Educação e Ciências Sociais e Comportamento, área científica da Psicologia, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, Beja, Portugal.

Licenciada em Psicologia (Psicologia Clínica; 1986); Mestre em Ciências da Edu- cação (Psicologia da Educação; 1993) e Doutor em Psicologia (Psicologia da Saú- de; 2000), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Realizou um Pós-Doutoramento em Psicologia, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (6/07/2018).

É Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) desde 2012 e Especia- lista em Psicologia da Educação (17/07/2016), Psicologia Clínica e da Saúde (25/07/2016) e Psicogerontologia (29/09/2019), pela OPP. É Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde. Tem desenvolvido investigação, publicações  (livros, capítulos, artigos nacionais e internacionais) e orientação de dissertações e coordenação de mestrados em Psicologia, Psicogerontologia, Gerontologia Social e Comunitária, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo. Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicopedagógico do IPBeja (2000-2006). Coordenadora do Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo (ODEA- IPBeja) (2013/...) e do Centro de Investigação e Apoio ao Envelheci- mento Ativo (CIAEA-IPBeja) (2013/...). Organizadora de eventos científicos de educação, psicologia, gerontologia e saúde. Desenvolveu / coordenou / colaborou em projetos de investigação na área da Psicologia da Saúde, da Psicologia da Edu- cação, da Psicogerontologia e Gerontologia. Investigadora/Avaliadora do Projeto COM_VIDA (2019-2021) no âmbito de Portugal Inovação Social e da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo – IISBA em Beja. Investigadora no Projeto 4IE (0445_4IE_4_P) Instituto de investigação e inovação do envelhecimento. Uni- versidade de Évora. INTERREG / INTERREG V-A. EspanhaPortugal 2014-2020 (POCTEP) e 4ie+ (0499_4IE_PLUS_4_E) Instituto Internacional de Investigación e Innovación del Envejecimento + EspanhaPortugal (2017-2021).

Foi Membro de Centros de Investigação (Da Linha de Investigação “Saúde e Bem- -Estar em Contextos Educacionais e Profissionais” do Instituto de Psicologia Cogni- tiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, da Universidade de Coimbra, Da Linha de Investigação “Saúde e Bem-Estar em Contextos Educacionais e Profissionais” do Centro Universitário de Investigação em Psicologia da UALG, Do CIEO - Cen- tro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações Universidade do Algarve). É Membro Integrado do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) da Universidade do Algarve (2020/...).

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.