Conceição Gonçalves

Conceição Gonçalves nasceu em Ponte de Lima (1972). É Técnica Superior de Segurança Social (2020) e durante a crise epidémica Covid‑19, trabalha no Atendimento da Linha Segurança Social para facilitar a obtenção de esclarecimentos e respostas no que diz respeito às medidas de apoio anunciadas pelo Governo para esta fase; um desafio e uma alacridade por muitos momentos de agradecimento que receta.

É Técnica Superior de Educação no Município de Ponte de Lima, coordenadora do projeto municipal School 4All – Ponte de Lima e da equipa multidisciplinar do mesmo projeto e autora (01/01/2018 a 31/12/2019).

Chegar aqui nem sempre foi muito fácil, tem algum trabalho e degraus que preserva. É especializada em Inteligência Estratégica pela Universidade de Alicante, Espanha (2020), Mestre em Inteligência Competitiva (2012) e Licenciada em Motricidade Humana (2006) pela Universidade Fernando Pessoa do Porto e Ponte de Lima, Portugal.

A formação que escolheu vai de encontro ao seu propósito: facilitar a empresas, empresários e profissionais o desenvolvimento de habilidades especializadas em inteligência estratégica a partir da abordagem crucial desempenhada pela gestão estratégica e gestão do conhecimento e do capital intelectual.

Foi sócia fundadora da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima (2017).

Foi representante da Chiado Editora em sessões de lançamento em Ponte de Lima, Vila Verde, Guimarães e Famalicão (2017).

Foi Técnica Superior de Segurança Social (2001 a 2017) em Viana do Castelo e Porto, desempenhando funções de Chefe de Equipa na área de atendimento ao público (2006 a2012).

Foi Professora AEC de Educação Física nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Barcelos (2008/09).

As suas distintas atividades levaram‑na a ativar a permanente atitude de aprender na sua universidade à distância. É viciada em Massive Open Online Courses (MOOCs), cursos abertos oferecidos em ambientes virtuais de aprendizagem que lhe oferecem a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos no âmbito da Educação e Formação Superior, de conhecer outros cidadãos (alunos e professores) e de estabelecer comunicação com todos esses atores a nível global, com maior incidência ibero‑americana, como tem acontecido. Inspira‑se em muitos profissionais que tem assim conhecido.

Participou nos Jogos Florais Vale do Varosa 2019 – Concurso Literário – POEMA, promovido pela Câmara Municipal de Tarouca.

Deu em 2018 uma entrevista ao Dr. Luís Lameira, Psicólogo clínico, sobre a sua visão da Inteligência Competitiva, que se encontra publicada e disponível em: https://luislameira.pt/convidada‑escritora‑conceicao‑goncalves‑a‑inteligencia‑competitiva/.

É coautor do livro Inteligência Competitiva, uma ferramenta estratégica de ajuda à produção de informação para a tomada de decisões.

Participou nas seguintes obras da Chiado Books:

• Quarentena – Memórias de um país confinado (2020);

• Volume III da Coletânea de Cartas de Amor, intitulado Três Quartos de Um Amor (2020);

• Volume VII da Coletânea de Contos de Natal (2019);

• Volume XI da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea, intitulado Entre o Sono e o Sonho (2019);

• Volume I da Antologia da Poesia Livre, intitulado Liberdade (2019);

• Volume II da Coletânea de Cartas de Amor (2019);

• Volume X da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea, intitulado Entre o Sono e o Sonho (2018);

• Volume VIII da Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea, intitulado Entre o Sono e o Sonho (2017).

Escrever o primeiro livro, Inteligência Competitiva (2016), foi uma necessidade. Quis colmatar uma lacuna. Com o aumento da competitividade das organizações a partir da produção de informação acionável de interesse, pretendeu, em conjunto com o coautor, esboçar um processo informacional proativo e sistemático que visasse identificar personagens e forças que regem as atividades da organização, de modo a reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a melhor posicionar‑se no seu ambiente.

Várias ideias a inspiram para outras escritas, mas sempre sobre algo que viesse a servir como ferramenta de apoio prático ao cidadão comum ou empreendedor. Ser um agente de mudança é imperativo. A mudança começa com a compreensão através de uma comunicação efetiva.

Entrávamos já na segunda metade do mês de maio, em plena pandemia, e recebe o convite do Professor Alfredo Passos para escrever sobre a visão do impacto e mudanças para os negócios no Brasil e em Portugal, mostrando como a inteligência pode ajudar a preparar a volta ao novo normal. Não hesitou e em poucos meses prepararam e apresentaram ao público um novo livro: Inteligência Competitiva em Tempos de Crise – Conquistar e Manter Clientes no Brasil e em Portugal, da Scortecci (2020).

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.